Um ensino de qualidade e um aprendizado efetivo

O nosso projeto tem como alicerce as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (resolução 5, 17 de dezembro de 2009), permitindo o desenvolvimento completo, amplo e progressivo da criança que é o centro do nosso planejamento curricular que hoje está articulado à luz da BNCC onde o brincar e as interações são os pilares do desenvolvimento de nosso trabalho.

Buscamos promover uma integração constante entre a bagagem que a criança traz de casa e os novos conhecimentos e experiências adquiridos na escola, auxiliando na construção de indivíduos com autonomia e que sejam agentes de mudança no futuro.

Temos como importante parceiro, ampliando nosso plano pedagógico, o Projeto Ciranda do grupo Mathema que traz a criança para o centro do processo de aprendizagem, promovendo vivências que a instigam a aprender brincando, experimentando e respeitando o seu direito de ser criança.

O brincar é valorizado, visando proporcionar uma educação diferenciada, através de brincadeiras, permitindo que a criança aprenda enquanto brinca e ainda interaja com seus pares e grupos.

Em contato com outras crianças, em novos ambientes e novas vivências, a criança constrói seus valores e aprende a lidar com seus sentimentos e os sentimentos do próximo, respeitando o meio ambiente e o mundo.

Para valorizar e desenvolver as mais diversas habilidades, trabalhamos para que a criança se sinta forte e segura no ambiente escolar, com os amigos e com os educadores, para que o seu desenvolvimento seja permanente e pleno.

O movimento, as ações do dia-dia, as atividades extras, as experimentações e as suas dinâmicas são um canal de aprendizado, e a prática espontânea auxilia na criatividade e na possibilidade de surgir “o novo”, o original.

Sempre levando em conta os valores de nossa escola: acolhimento, respeito, verdade e ética.

Durante toda a ação é feita uma ligação entre o que está no comando do pequeno e a realidade que o cerca, criando novas experiências, ensinando-o a lidar com suas conquistas ou fracassos, tornando a criança mais autoconfiante e disposta a desbravar o mundo.

Os seis direitos de aprendizagem são norteadores do nosso trabalho:

Brincar

Participar

Explorar

Expressar

Conviver

Conhecer-se